Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Formas de ingressar em uma Faculdade!


Há diversas formas de ingressar em uma faculdade. Podemos citar alguns como:

ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1998 para medir o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Hoje é uma das formas de ingresso para uma instituição pública ou federal. A mudança começou em 2009 quando a prova foi modificada e passou para 180 questões divididas em dois dias com uma prova de redação.
Outra grande modificação foi a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Trata-se de um processo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os estudantes para as universidades por meio da nota obtida no ENEM. Uma das vantagens do sistema seria unificar todos os testes em um só. A nota do ENEM também é utilizada de outras maneiras

Vestibular tradicional
Esse processo seletivo consiste em uma prova na qual os vestibulandos que obtém maior pontuação ficam com a vaga. O tipo de prova depende da instituição que a aplicará. Algumas dividem o vestibular em fases, sendo a primeira eliminatória com perguntas múltipla escolha. A segunda é discursiva para testar se o estudante é claro em suas explanações. Além disso, todas as universidades cobram a realização de uma redação em alguma das fases de seus processos.

Análise de histórico escolar
Esse tipo de processo considera as notas do aluno durante o Ensino Médio em todas as disciplinas. Geralmente, as instituições o usam como parte da nota final do estudante, que também precisa prestar a prova do vestibular em busca da aprovação.

 ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Fies - Financiamento Estudantil
É um programa do Governo criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo - PCE/CREDUC. Destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação. 


 Postado por: Thayná Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário